- (11) 9 8751-1659
- (11) 2139-8500
- [email protected]
Oferecendo conhecimento teórico, técnico e de gestão no campo editorial, o curso de Pós-graduação em Produção Editorial da FAPCOM é voltado para profissionais que já atuam ou têm interesse nas técnicas de editoração de livros impressos e digitais. Capacita o profissional para dominar o processo de edição de textos, planejamento, produção, administração e divulgação de produtos editoriais impressos e digitais. Com aulas aos sábados, o curso é dividido em três módulos de fluxo contínuo, com três semestres letivos, em que o profissional ingressa no módulo vigente. O/a estudante é avaliado pelo desenvolvimento de um projeto editorial de uma obra no módulo editorial; pela execução de parte de um produto editorial (impresso ou digital) no módulo de tecnologias da produção; e pela projeção de um plano de marketing no módulo comercial. Portanto, espera-se que o/a estudante alcance o final do curso com um produto editorial completo, com seus respectivos projeto editorial e plano de marketing.
O mercado editorial abrange todo os tipos de publicações, sejam impressas ou digitais; como revistas, HQs, jornais e livros. Acaba que o grande foco do mercado editorial são os livros, por sua centralidade e tradicional importância na difusão da cultura. A indústria do livro envolve os mais variados segmentos, gêneros e formatos, e essa cadeia abrange ainda os vários agentes para fazer circular esse livro: as editoras, as gráficas, os distribuidores e os pontos de venda (as livrarias e os livreiros). De todo esse universo do mercado editorial, podemos dizer que o foco da produção editorial está nos livros e no trabalho da editora, do profissional editor ali dentro: de pensar o livro, projetar, colocar em produção e difusão.
Com a formação em produção editorial o profissional pode atuar em diversas frentes: como editor, administrador de editora, revisão, edição de textos, na parte gráfica, no design ou na área de marketing de produtos editoriais. O egresso está apto a trabalhar em qualquer ponto da cadeia do mercado editorial: editoras; gráficas; revistas; jornais; em produção de conteúdo para produtos editoriais digitais; demais negócios editoriais, on ou offline.
O curso conta com o suporte e a experiência da Editora Paulus, em atuação no mercado editorial brasileiro desde 1931. Esse respaldo legitima a FAPCOM para oferecer um curso que fornece uma visão ampla de todo o processo da produção editorial.
O curso fornece uma vasta compreensão do mercado editorial porque as disciplinas estão distribuídas em três módulos que abarcam todo esse processo. O conteúdo e a prática desenvolvidos ao longo do curso vão da concepção à concretização de um produto editorial, sobretudo o livro.
Como a matriz do curso é distribuída em três grandes módulos de fluxo contínuo –sem pré-requisitos para as disciplinas –, em que o estudante ingressa no módulo vigente, as turmas não são estanques do início ao fim, favorecendo o networking entre os estudantes, que vão conhecendo pessoas novas e ampliando sua rede de contatos a cada semestre. Assim como as aulas presenciais também enriquecem as trocas entre os estudantes.
Uma vez que a matriz do curso começa a rodar com o mínimo de novos entrantes, não há mais a necessidade de aguardar abertura de turma a cada semestre, gerando garantia e confiança na escolha pelo curso.
Coordenador dos Cursos de Pós-graduação da FAPCOM e do Núcleo de Educação à Distância (NEAD). Possui graduação em Marketing pela Universidade Nove de Julho (2003), graduação em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (2008) e mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2020). Foi produtor e editor de vídeo e cinema, assessor de imprensa no Sistema Brasileiro de Televisão, assessor editorial da Paulus Editora e atualmente pesquisa o discurso religioso e político no ambiente digital.
A FAPCOM – Faculdade Paulus de Comunicação, nasceu para atuar na formação superior de novos comunicadores. Oferece sólidos conhecimentos teóricos e práticos, para que os alunos possam atuar no mundo do trabalho com profissionalismo, ética, responsabilidade social , além de excelente infraestrutura com laboratórios e estúdios equipados com os melhores recursos tecnológicos em áudio, vídeo e design. Todos os cursos da FAPCOM estão na faixa de excelência do MEC.