Sobre o curso

Oferecendo conhecimento teórico, técnico e de gestão no campo editorial, o curso de Pós-graduação em Produção Editorial da FAPCOM é voltado para profissionais que já atuam ou têm interesse nas técnicas de editoração de livros impressos e digitais. Capacita o profissional para dominar o processo de edição de textos, planejamento, produção, administração e divulgação de produtos editoriais impressos e digitais. Com aulas aos sábados, o curso é dividido em três módulos de fluxo contínuo, com três semestres letivos, em que o profissional ingressa no módulo vigente. O/a estudante é avaliado pelo desenvolvimento de um projeto editorial de uma obra no módulo editorial; pela execução de parte de um produto editorial (impresso ou digital) no módulo de tecnologias da produção; e pela projeção de um plano de marketing no módulo comercial. Portanto, espera-se que o/a estudante alcance o final do curso com um produto editorial completo, com seus respectivos projeto editorial e plano de marketing.

Mercado de trabalho

Áreas de atuação

O mercado editorial abrange todo os tipos de publicações, sejam impressas ou digitais; como revistas, HQs, jornais e livros. Acaba que o grande foco do mercado editorial são os livros, por sua centralidade e tradicional importância na difusão da cultura. A indústria do livro envolve os mais variados segmentos, gêneros e formatos, e essa cadeia abrange ainda os vários agentes para fazer circular esse livro: as editoras, as gráficas, os distribuidores e os pontos de venda (as livrarias e os livreiros). De todo esse universo do mercado editorial, podemos dizer que o foco da produção editorial está nos livros e no trabalho da editora, do profissional editor ali dentro: de pensar o livro, projetar, colocar em produção e difusão.

Áreas de atuação

Com a formação em produção editorial o profissional pode atuar em diversas frentes: como editor, administrador de editora, revisão, edição de textos, na parte gráfica, no design ou na área de marketing de produtos editoriais. O egresso está apto a trabalhar em qualquer ponto da cadeia do mercado editorial: editoras; gráficas; revistas; jornais; em produção de conteúdo para produtos editoriais digitais; demais negócios editoriais, on ou offline.

Matriz Curricular

Médias Salariais

R$ 0

Mínimo

R$ 0

Máximo

Nossos Diferenciais

Parceria com a Editora Paulus

O curso conta com o suporte e a experiência da Editora Paulus, em atuação no mercado editorial brasileiro desde 1931. Esse respaldo legitima a FAPCOM para oferecer um curso que fornece uma visão ampla de todo o processo da produção editorial.

Vasta compreensão do mercado editorial

O curso fornece uma vasta compreensão do mercado editorial porque as disciplinas estão distribuídas em três módulos que abarcam todo esse processo. O conteúdo e a prática desenvolvidos ao longo do curso vão da concepção à concretização de um produto editorial, sobretudo o livro.

Dinâmica que favorece o networking

Como a matriz do curso é distribuída em três grandes módulos de fluxo contínuo –sem pré-requisitos para as disciplinas –, em que o estudante ingressa no módulo vigente, as turmas não são estanques do início ao fim, favorecendo o networking entre os estudantes, que vão conhecendo pessoas novas e ampliando sua rede de contatos a cada semestre. Assim como as aulas presenciais também enriquecem as trocas entre os estudantes.

Sem necessidade de aguardar abertura de turma.

Uma vez que a matriz do curso começa a rodar com o mínimo de novos entrantes, não há mais a necessidade de aguardar abertura de turma a cada semestre, gerando garantia e confiança na escolha pelo curso.

Coordenação

Prof. Dra. Fernanda Elouise Budag

Fernanda Elouise Budag é Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, com pós-doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP. Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo também pela ESPM-SP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Comunicação, Tecnicidades e Culturas Urbanas” da Intercom (2021-2024). Professora e Pesquisadora da Universidade São Judas (USJT) e da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), em cursos de graduação e pós-graduação. Nesta última, além de coordenar os cursos de Pós-graduação lato sensu, coordena o grupo de estudos “Narrativas, consumo e marcas: aproximações na contemporaneidade”. É membro dos Grupos de Pesquisa do CNPq: “Juvenália – Culturas juvenis: comunicação, imagem, política e consumo” (ESPM-SP); “Midiato – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas” (ECA/USP); e “Comunicação, Filosofia e Tecnologias” (FAPCOM). Campos de abrangência de pesquisas científicas: discursos, narrativas, audiovisualidades, marcas e consumos. Sua contribuição ao curso se dá a partir de sua experiência no mercado e de seu exercício na docência e na pesquisa, trazendo uma compreensão ampla da comunicação digital como âmbito de caráter estratégico para as organizações, cujo delineamento se baseia em procedimentos, técnicas e ferramentas de comunicação on-line.

QUER MAIS INFORMAÇÕES?

*

INSIRA SEUS DADOS E VEJA O VALOR DO CURSO

INSIRA SEUS DADOS E VEJA O VALOR DO CURSO

VALOR DE INVESTIMENTO​

(referente ao ano de 2023)

Matutino: R$ 1.066,00

Noturno: R$ 1.091,00

*Confira Condições de bolsa de até 60%*

VALOR DA MENSALIDADE

(referente ao ano de 2022)

Matutino: R$ 1.870,00

Noturno: R$ 1.903,00

*Confira Condições de bolsa de até 60%*